Serrinha realiza 1ª Reunião Ampliada em Saúde Mental

A Prefeitura de Serrinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta quarta-feira (20), a 1ª Reunião Ampliada sobre Saúde Mental. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, às 8h, que teve como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo e avanços, garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, evidenciando a importância dos cuidados com a saúde emocional por parte do indivíduo.

Participaram da reunião vários segmentos como educação, assistência social, cultura, sociedade civil, dentre outros.

Com o objetivo propor parâmetros e diretrizes para contribuir para o fortalecimento, desenvolvimento e consolidação de uma política nacional de saúde mental mais ampla.

Discutimos quatro eixos, tendo como os eixos norteadores: Cuidado em liberdade como garantia de direitos e cidadania: Gestão, financiamento, formava e participação social na garantia de serviços de saúde mental: Política pública de saúde mental, Álcool e outras drogas e os princípios dos SUS: Universalidade; Integridade e Equidade: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Na ocasião discutimos também propostas e a escolha dos delegados para a Conferência Regional de Saúde” disse a Presidente Municipal do Conselho de Saúde Meirelaine Morais.