A Secretaria de Educação tem uma semana de ampla socialização com os servidores e comunidade escolar para apresentação do Decreto Municipal n° 020 de 26 de abril de 2021 que estabelece o retorno presencial/híbrido das atividades de Ensino a partir do respaldo do Gabinete de Crise e decisão do Prefeito Deda Terto. O diálogo ocorreu por meio de uma reunião virtual pela plataforma google meet, no dia 27/04/2021, do Secretário de Educação com os servidores da educação. Por sua vez, as escolas municipais estão com ampla escuta dos pais que terão a partir do dia 03/05/2021 a opção pelo ensino presencial ou remoto, tendo em vista que 100% das escolas encontram-se adaptadas ao cumprimento dos protocolos sanitários e pedagógicos. Além disso, todos os profissionais e trabalhadores em educação tiveram a oportunidade de realizar a testagem sorológica e as unidades de ensino passarão por uma avaliação externa do SEBRAE/SESI/UNICEF para certificação e selo de Bio Segurança. As novas medidas foram adotadas pela justificativa das autoridades de saúde que o município de Serrinha vivencia uma estabilidade sendo considerado pelo LAIS/UFRN em zona neutra de contágio e pelo indicador composto da SESAP/RN com escore 3. Pelos órgãos de Justiça temos a decisão que as escolas devem ser as últimas a fecharem suas atividades presenciais e as primeiras a reabrirem, sendo o Prefeito e o Secretário de Educação os responsáveis por essa tomada de decisão. A realidade ainda exige muitos cuidados. Portanto os gestores da educação terão a responsabilidade em coletividade com a comunidade escolar de comunicar a Secretaria de Saúde o surgimento de pessoas da comunidade escolar com sintomas suspeitos de COVID-19. A Vigilância Sanitária terá um cronograma quinzenal para fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários. A nossa decisão se baseia no fato que a mais de 01 ano a educação de Serrinha tenta se reinventar com a aplicação do modelo de ensino remoto, porém as medidas têm sido insuficientes para a plena garantia do direito a educação. Com gestão de risco a rede privada tem dado conta do ensino presencial, confiamos em cada servidor da educação municipal, teremos também a mesma competência para garantia da proteção de todos com resiliência e muita fé em Deus!