Aos 16 dias de agosto do corrente ano a Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha realizou a notificação de um caso suspeito de Sarampo, de uma residente da comunidade de Maretas, de 04 meses de idade. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP), ao ter conhecimento do caso, imediatamente entrou em contato com a equipe técnica do município para garantir que o protocolo adequado fosse adotado na íntegra.

Ressaltamos que por se tratar de uma doença com grande potencial de transmissão, o Sarampo compõe a lista das doenças de notificação compulsória imediata, ou seja, todo caso suspeito deverá ser notificado, por qualquer profissional da saúde, no prazo de até 24 horas por e-mail e/ou telefone para a vigilância epidemiológica municipal e para o Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) do Estado.

Informamos que todas as medidas previstas em Nota Técnica emitida pela SESAP-RN e nas orientações do Ministério da Saúde foram tomadas em tempo oportuno, desde o suspeita do caso, dentre as quais podemos destacar a realização da investigação do caso com a identificação de todas as pessoas que entraram em contato com o caso suspeito, e a realização do bloqueio vacinal. Esse compreende a administração de uma dose da vacina com o componente sarampo em todas as pessoas que tiveram contato com o caso suspeito dentro do prazo de até 72h, visando interromper a transmissão viral.
Destacamos que todas as pessoas que entraram em contato com o caso suspeito permanecerão em observação por 30 dias, estes estão registrados em nossa base de dados municipais como também na rede estadual.

Reforçamos que a situação epidemiológica em todo o país é significativa e precisa ser tratada com seriedade pelos profissionais de saúde, sendo assim, todos os setores estão mobilizados e de prontidão para efetivar ações de combate à circulação do Sarampo.

Ressaltamos que a única forma de prevenção é a vacinação, sendo assim recomendamos a atualização do cartão vacinal das pessoas que não apresentarem a comprovação das doses de acordo com a faixa etária. Além disso, informamos que crianças de seis a onze meses e 29 dias deverão receber a dose zero da vacina, e posteriormente prosseguir com as doses previstas no Calendário Nacional de Imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha informa que todas as ações necessárias foram e permanecerão sendo realizadas de forma efetiva para garantir o bem-estar da população, direcionando esforços para agir diante de qualquer caso suspeito. O referido caso segue em investigação, o qual apenas poderá ser confirmado após análise do quadro clínico da paciente, análise epidemiológica e de todos os exames laboratoriais, os quais ainda estão sendo processados.

27 de Agosto de 2019

Joilson de Medeiros